Corticeira Amorim é participante do United Nations Global Compact

A Corticeira Amorim, o maior grupo de transformação de cortiça do mundo, é desde a passada semana participante do United Nations Global Compact (UN Global Compact), uma iniciativa voluntária das Nações Unidas (UN) que reúne organizações cujas estratégias, atividades e operações estão alinhadas com princípios universais de direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e combate à corrupção.

A aplicação dos Dez Princípios do UN Global Compact, a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e a apresentação anual de um relatório (COP – Communication on Progress) detalhando todos os progressos alcançados em cada um dos pilares da sua política de sustentabilidade estão entre as novas obrigações da multinacional portuguesa. Igualdade de género, finanças sustentáveis, estado de direito, governança e igualdade são alguns dos temas promovidos pelo UN Global Compact, iniciativa que reúne mais de 15 mil empresas com sede em 163 países.

António Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim

Uma sociedade mais justa, um ambiente mais saudável, uma economia mais competitiva, um contexto de negócios mais transparente e uma cultura mais íntegra são os valores inscritos nos Dez Princípios do UN Global Compact, incentivando as organizações aderentes a prosseguirem o caminho da sustentabilidade corporativa assente naquele sistema de referências universal. Reconhecendo que cumprindo as suas responsabilidades básicas também preparam o cenário para o seu sucesso a longo prazo. Perdurando no tempo, mitigando a pobreza, criando riqueza, fomentando a colaboração, a educação e a inovação, e participando ativamente na transformação do mundo.

Tais valores desde sempre estiveram no ADN da Corticeira Amorim, que está agora comprometida «em fazer da iniciativa UN Global Compact, e dos seus princípios, parte da estratégia, cultura e operações do nosso dia a dia», afirma António Rios de Amorim. «De resto – continua o presidente e CEO da Corticeira Amorim – envolver-nos-emos tanto quanto possível em todos os projetos colaborativos que ambicionem o incremento das metas das Nações Unidas, particularmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Balizados pela transparência, pelo escrutínio público e pelo contínuo report

A descrição de ações práticas, sejam políticas, atividades ou procedimentos, levadas a cabo para implementar os Dez Princípios do UN Global Compact surge igualmente como incumbência anual da Corticeira Amorim, reforçando o percurso trilhado até ao momento nos domínios do ESG (Environmental, Social & Governance). Recorde-se, a propósito, que a empresa foi a primeira no mundo a alcançar o certificado FSC (Forest Stewardship Council) na cadeia de custódia na indústria da cortiça, e a publicar o Relatório de Sustentabilidade da fileira da cortiça, tendo a sua atuação pioneira, e a transparência nestas matérias, sido reconhecida publicamente com a atribuição de vários prémios de sustentabilidade, tanto nacionais como internacionais.

Recentemente, a Corticeira Amorim foi a única entidade portuguesa a integrar a campanha 50 Sustainability & Climate Leaders. Um projeto promovido pelo TBD Media Group, e cujos conteúdos foram distribuídos pelo grupo Bloomberg, que reuniu meia centena de organizações líderes a nível global na luta contra as alterações climáticas. A empresa integra ainda outros movimentos nacionais e internacionais que promovem a adoção de práticas mais sustentáveis como é exemplo o act4nature Portugal e a Carta de Princípios, iniciativas do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Sobre a Corticeira Amorim

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 27 mil clientes. Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade, e desenvolvendo uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas.

Atualmente sob a liderança da quarta geração da família, que cultiva os valores da sobriedade, ambição, iniciativa, orgulho e atitude, os mesmos de sempre destes 150 anos de bem-sucedida história, a empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, realiza 94% das vendas fora de Portugal e emprega mais de 4400 colaboradores. Acrescentar valor à cortiça, de forma competitiva, diferenciada e inovadora, em perfeita harmonia com a Natureza, é, então, a missão da Corticeira Amorim que em 2020 registou 740 milhões de euros em vendas consolidadas.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip