Cortiça: empresários defendem indústria 4.0

A indústria 4.0 e a eficácia operacional de um setor tradicional com olhos postos no futuro foi defendida pelos empresários da indústria da cortiça, na conferência organizada pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), durante a celebração do 60º aniversário.

cortica

Os empresários foram unânimes ao reconhecer que a aposta na indústria 4.0 pode gerar menos gastos e mais retorno a curto prazo possibilitando o desenvolvimento de produtos customizados.

António Rios Amorim, presidente da Corticeira Amorim, foi dos que mais se insurgiu sobre o tema aquando da sua intervenção, dizendo mesmo que «os desafios têm de ser vistos como novas oportunidades para crescer e confiar no futuro».

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, reforçou o bom exemplo que o setor da cortiça dá ao país e a forma como se soube associar com outros setores e valorizar os seus produtos, encontrando novas soluções, novos mercados e novas aplicações.

«Quem faz inovação na cortiça em 1º lugar e em todo o mundo são as empresas portuguesas», reforçou o governante no jantar de encerramento do 60º aniversário da associação do setor.

João Rui Ferreira, presidente da APCOR, aproveitou a presença do ministro para sublinhar quanto o setor cria riqueza e gera mais-valias para economia, o quanto faz parte da cultura de regiões e de um povo.

«Temos muito orgulho na valorização, divulgação e promoção um setor que molda um dos maiores recursos naturais do país. O percurso tem sido feito a pulso, com espírito de equipa, inovação e empreendedorismo e é com uma enorme dedicação que continuamos a apostar na excelência, em novas aplicações e caminhos. Porque a cortiça merece. E o país também», afirmou o mesmo responsável.

Também o pró-reitor da Universidade do Porto, Carlos Melo Brito, na apresentação do livro ‘Cork. Comunicação da Cortiça no Mundo.’, destacou que não basta ter bons e inovadores produtos se ninguém estiver disponível e interessado a pagar por eles, defendendo a importância que o Marketing e a Comunicação têm na geração de valor e na competitividade das empresas corticeiras.

A APCOR comemorou o seu 60º aniversário com a inovação e as exportações a ocuparem um lugar de destaque, num ano histórico para a cortiça, com a previsão do setor fechar o ano com vendas na ordem dos 950 milhões de euros.

A ocasião, que juntou mais de 200 empresários no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, e em cima da mesa estiveram temas como o paradigma das alterações climáticas e a sua influência no montado, a discutir a visão dos utilizadores, quer relativa ao mundo do vinho, quer referente a outras aplicações e a o papel da comunicação de marketing na valorização da cortiça no mundo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip