Cooperatives Europe mostra preocupação com saída do Reino Unido da UE

A Cooperatives Europe, organização que representa as cooperativas europeias, manifestou a sua preocupação em relação à saída do Reino Unido da União Europeia (UE). 

«A decisão do Reino Unido para sair da UE é democrática mas representa um enorme desafio para a UE. Vamos todos ser chamados para voltar às nossas raízes, para redescobrir os valores que levam os “pais” de financiamento da UE para iniciar o projecto europeu e torná-lo mais forte», afirmou o Presidente da Cooperatives Europe, Dirk J. Lehnhoff. 

Ao olhar para o trabalho que as organizações cooperativas realizam em Bruxelas, inevitavelmente o Brexit deixa vestígios. «O Brexit não coloca em causa a nossa colaboração de sucesso com a nossa organização parceira do Reino Unido», continuou Lehnhoff. 

O Reino Unido em conjunto com a França e outros países europeus, foi o cerne da criação da International Co-operative Alliance e Cooperatives Europe, pelo que expressam toda a solidariedade com as cooperativas britânicas e comprometem-se a trabalhar em conjunto de forma a promover o movimento cooperativo através das fronteiras da Europa. 

Como um primeiro sinal de solidariedade congratulam-se com a oferta das Cooperativas do Reino Unido e os seus Estados, Midcounties Co-operative, para realizar uma possível reunião do Conselho de Cooperatives Europe no Reino Unido.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip