Cooperativas leiteiras são fundamentais para potenciar competitividade do setor

A COGECA salienta que as cooperativas leiteiras são fundamentais para potenciar a competitividade do setor e garantir as perspetivas económicas a longo prazo dos produtores de leite.

leite

Durante a celebração, em Bruxelas, do Fórum empresarial da COGECA (Confederação Geral das Cooperativas Agrícolas da União Europeia), Thomas Magnusson, presidente da organização, salientou «o papel fundamental que têm as cooperativas leiteiras para que os produtores possam obter um melhor preço pelo seu leite, assim como a importância de promover o desenvolvimento das mesmas».

«O setor enfrenta uma queda dos preços do leite e uma volatilidade cada vez maior nos mercados agrícolas», disse.

Durante o encontro, Thomas Magnusson declarou que «o mercado da União Europeia (UE) passa atualmente por uma grave crise, com maior volatilidade e quedas nos preços de mais de 40% em relação aos níveis de há dois anos». Por esta razão, «é fundamental estimular o desenvolvimento das cooperativas leiteiras, já que contribuem para que os produtores recebam pelos seus produtos melhores preços e reduzam a sua volatilidade», avisou. 

Os resultados de um novo estudo realizado pela Comissão Europeia confirmam, precisamente, que quando as cooperativas possuem uma maior quota de mercado, os preços pagos aos produtores pelo leite são superiores e é possível reduzir a volatilidade.

«As cooperativas leiteiras contribuem com vantagens excecionais para os seus parceiros, proporcionando saídas de mercado, preços de compra mais competitivos e rendimentos garantidos, assim como perspetivas a longo prazo mais favoráveis», assinalou o presidente da COGECA, referindo que os exemplos apresentados demonstram «o quanto é importante a governança cooperativa para as cooperativas leiteiras».

E lembrou que «as previsões apontam para que a procura mundial anual de laticínios passe por um crescimento de dois por cento, pelo que o setor deve ser competitivo de forma a aproveitar as oportunidades de mercado que surjam. As cooperativas permitem que os produtores façam precisamente isso. Tanto na União Europeia como no mercado mundial há segmentos de mercado em crescimento que apresentam numerosas oportunidades empresariais para as cooperativas leiteiras. Para além disso, também há margem para seguir investimento em soluções inovadoras, incluindo aquelas que permitam melhorar a eficiência dos recursos. Ao mesmo tempo, poderia haver uma maior cooperação, tanto na União Europeia como além-fronteiras».

Magnusson afirmou que este fórum destacou a importância das cooperativas leiteiras e como as suas estratégias contribuem para dar resposta aos desafios atuais em defesa dos interesses dos produtores.

Portugal participou nesta reunião, tendo como oradora Daniela Brandão, Diretora Financeira da Lacticoop. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip