Cooperativas de seis países pedem medidas que reduzam ou estabilizem produção de leite

As cooperativas de Portugal, Espanha, França, Itália, Finlândia e Áustria, perante a situação que atravessa o setor do leite, assinaram um documento enviado às autoridades comunitárias, como o Parlamento Europeu, Comissão Europeia, entre outras, e aos governos dos Estados-membros das organizações signatárias do documento, no qual são estabelecidas medidas para travar a crise, com o objetivo de devolver um equilíbrio entre a oferta e a procura dos mercados do leite.

leite

As cooperativas propõem que se estabeleça um orçamento especifico da União Europeia, que vá me direção aos operadores que contribuem para estabilizar/reduzir/planificar a produção.

Também são a favor de que qualquer medida de apoio no setor do leite deve contribuir para estabilizar/reduzir/planear a produção, pelo que as possíveis medidas para aumentar os apoios ao armazenamento privado e o limite de intervenção do leite desnatado em pó (LDP) a preço fixo até as 350 mil toneladas deveria apenas ser dirigido aos operadores que contribuíram para adaptar a produção à procura do mercado.

As cooperativas solicitam ainda que na futura Política Agrícola Comum (PAC) após 2020 haja uma maior integração das ferramentas adequadas para gerir os efeitos de volatilidade e para prevenir e gerir as crises.

As organizações signatárias são as Cooperativas AgroAlimentarias de Espanha, Federation Nationale des Cooperatives, Alleanza da cooperativa italiana agroalimentar, FENALAC, Landwirtschaftskammer, Osterreich e Maitovasltuuskunta.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip