Consumidores portugueses são os que mais bebem vinho no mundo

De acordo com dados divulgados no site da Organização Internacional do Vinho (OIV), Portugal é país número um no consumo anual de vinho por pessoa.

vinho

A estimativa da OIV é que cada cidadão português bebe 54 litros por ano, em média.

Ao reduzir esta média em números, o resultado é de praticamente um copo de vinho diário para cada português com mais de 15 anos de idade.

A estatística de consumo leva em conta o consumo anual de vinho em cada país, dividido pelo número de habitantes adultos.

A França vem em segundo lugar na lista dos países com maior consumo anual de vinho por habitante, um total de 51,8 litros.

A Itália, por sua vez tem um consumo médio de 41,5 litros de vinho por habitante. E assim, sucessivamente, a Suíça, com 40,4 litros por pessoa, e a Áustria, 32,4 por pessoa.

Entre os cinco maiores produtores mundiais de vinho, não figuram nesta lista a Espanha, com um consumo médio de 25,4 litros anuais por pessoa; a Austrália, 27 litros; e os Estados Unidos da América, com apenas 11,9 litros por habitante. Merece a menção da China, o sexto maior produtor mundial de vinho, mas, que consome apenas 1,5 litro anual por habitante.

Os índices da Organização Internacional do Vinho fazem referência a um mercado que tem se mantido estável desde de 2015, sob uma taxa anual de crescimento na ordem de cerca de 3%.

Este quadro é encabeçado pela França como o maior produtor mundial de vinho, seguida pela Espanha e pelos Estados Unidos.

Ainda sob a perspetiva de consumo absoluto, há dez anos que o quadro prevalece, sendo os Estados Unidos o maior consumidor global, num total de 31 milhões de hectolitros de vinho ao ano (hectolitro é a medida utilizada em escala mundial, equivale a 100 litros).

Depois dos americanos vem a França, com 27,2 milhões de hectolitros; a Itália, 21,4 milhões de hectolitros; a Alemanha consome anualmente 19,6 milhões de hectolitros; e a China, em quinto lugar na escala global, representando um consumo de 16,2 milhões de hectolitros.

O mesmo relatório que oferece uma análise da estabilidade no consumo dos mercados tradicionais, também aponta a tendência de alta a médio prazo para mercados emergentes como Brasil, México e Japão.

Por fim, Espanha, Itália e França continuam detendo mais de 50% nas exportações mundiais de vinho, mas, Portugal e Estados Unidos, fora deste bloco, têm apresentado um crescimento acima da média dos grandes exportadores.

Foto: António Cotrim (Lusa).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip