Conheça o projeto "Alentejo Circular"

Por: Cristina Ascenço | Gestora de projetos do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ)

alentejo circular

O mundo e a Europa já perceberam a importância dos modelos de negócios sustentáveis, quer pela rentabilidade comercial, quer pelo impacto positivo sobre as pessoas e o meio ambiente.

A Economia Circular inclui-se dentro destes modelos de negócios sustentáveis e traduz-se pelo uso eficiente de recursos naturais e pela eliminação do desperdício de matérias-primas, que são escassas, através da recuperação, reutilização e reciclagem dos materiais.

O modelo de Economia Circular tem ocupado um espaço crescente nas políticas europeias e portuguesas sendo encarado como um meio alternativo para a prosperidade, reduzindo ao mesmo tempo o consumo e dependência de materiais primários e energia.

No Alentejo, esta temática tem sido aplicada de forma crescente no setor agroalimentar, uma vez que o seu potencial para a “circularidade” é evidente.

Toma-se em conta não só o elevado volume de resíduos (orgânicos) gerados, mas também uma certa tradição no seu reaproveitamento.

Por esta razão, mas também pela sua considerável importância para o desenvolvimento económico da região, o ISQ e a Universidade de Évora desenvolveram o projeto do “Alentejo Circular” que tem como objetivo central sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo para a adoção do modelo da Economia Circular.

Visa-se promover a criação de valor nas explorações agrícolas e agroindustriais, e consequentemente na região, através da transferência de conhecimento sobre práticas e tecnologias para a utilização eficiente de recursos e a valorização de resíduos.

O projeto teve início em novembro de 2016 e tem uma duração total de 24 meses.

O enfoque do projeto incide nas cadeias de valor inseridas na agroindústria alimentar, concentrando-se em particular na análise e exploração de sinergias na fileira do azeite, do vinho e da suinicultura.

(Continua).

Nota: Este artigo foi publicado na edição n.º 22 da Revista Agrotec. Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa. Contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: marketing@agrotec.pt  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip