Conferência "Propriedade e Práticas Agrícolas no Baixo Alentejo na Idade Moderna"

Esta quinta-feira, dia 28 de abril, realiza-se pelas 21 horas, no auditório da EDIA, em Beja, a conferência “Propriedade e práticas agrícolas no Baixo Alentejo, na Idade Moderna”, por Emília Salvado Borges.

A conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Este ciclo de conferências pretende, convocando a história, antropologia, agronomia, economia e diversas outras áreas do saber, ajudar a perceber como se foi definindo a paisagem alentejana e moldadas as suas gentes.

Esta conferência terá por base os resultados da investigação da conferencista convidada sobre aspetos da realidade alentejana na Idade Moderna (demográficos, económicos, sociais, políticos, militares e culturais), contrastada com outros estudos recentes e com testemunhos de autores da época, atentos aos problemas alentejanos.

Nesta sessão serão abordados temas como os homens e a sua inter-relação com o meio; povoamento e evolução demográfica; estrutura e tipos de propriedade; formas de apropriação predial; atividades produtivas e práticas agrícolas, com o objetivo de tentar perceber o que houve de persistência e de mudança nesses setores, ao longo da Idade Moderna.   

A conferencista convidada, Emília Salvado Borges, licenciada em História, Pós-Graduada em História Regional e Local e Mestre em História Moderna, tem-se dedicado sobretudo ao estudo da História do Alentejo no Antigo Regime, nas vertentes artística, demográfica, económica, cultural, militar e política.

A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório. Poderá reservar o seu lugar através dos seguintes canais: museusembrano@cm-beja.pt ou 964 934 162 (neste caso, só de 2ª a 6ª, entre as 08.30-12.30 e 14.15-15.45).

A conferência terá transmissão em direto no canal Youtube da EDIA aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip