Conferência internacional debate sistemas rurais sustentáveis no final de julho

A 23.ª conferência internacional ‘Sistemas Rurais Sustentáveis - Respostas inteligentes para um futuro risonho’ realiza-se entre 27 de julho e 2 de agosto em Lisboa (na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade de Lisboa) e na Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

A iniciativa pretende alertar para as potencialidades dos territórios, com ênfase nas zonas rurais.

Assim, e partindo do programa ‘Europa 2020’, da União Europeia, este colóquio irá debater temas como o crescimento inteligente, baseado no conhecimento e na inovação; o crescimento sustentável, com vista a uma economia mais verde e competitiva, que utiliza os recursos de forma mais eficiente; e o crescimento Inclusivo, para estimular o emprego e alcançar a coesão social e territorial.

Diversos especialistas vão falar de paisagem, património e turismo sustentável mas também de ambiente, sustentabilidade e alterações climáticas sem esquecer as interações entre o rural e o urbano numa sociedade em mudança e os desafios sociais para um futuro risonho.

A organização do certame está a cargo da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade do Porto, Universidade de Coimbra e Universidade do Minho.

A conferência é promovida pela Commission on Sustainability of Rural Systems, da International Geographical Union (IGU).

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip