Conferência “De uma ‘coutada para porcos monteses’ à monocultura superintensiva: para uma história das pessoas e da paisagem do Alentejo” amanhã

Realiza-se no próximo dia 19 de maio, pelas 21h30 horas, no auditório da EDIA, em Beja, a conferência “De uma ‘coutada para porcos monteses’ à monocultura superintensiva: para uma história das pessoas e da paisagem do Alentejo”, por Maria Antónia Pires de Almeida.

A conferência, de entrada livre, está integrada no ciclo “Terra e Paisagens no Sul”, que resulta de uma parceria entre a EDIA, a Câmara Municipal de Beja e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

As anteriores conferências deste ciclo iniciaram-se com a discussão sobre a formação física da paisagem alentejana, prosseguindo depois com diferentes abordagens à estrutura fundiária, gestão da propriedade, práticas agrícolas e outros temas associados à exploração do território em época romana, medieval e moderna.

Pretende-se agora avançar para a contextualização do território alentejano durante os séculos XIX e XX. Para tal e antes da discussão de temas específicos e de distintas perspetivas de análise, pretende-se efetuar uma conferência de contextualização geral deste período. Irá analisar-se a estrutura social da região e a sua evolução demográfica perante as distintas políticas implementadas ao longo da época contemporânea, assim como as alterações na paisagem e nos sistemas de produção.

A conferencista convidada, Maria Antónia Pires de Almeida, é investigadora integrada do CIES, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Professora auxiliar convidada do ISCTE-IUL. Doutorada em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL, com dissertação sobre a Reforma Agrária Portuguesa. Possui dois pós-doutoramentos em Ciência Política sob o tema do Poder Local.

A entrada é livre, condicionada à lotação do auditório.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip