Concurso Vinhos de Portugal 2021 reagendado para maio

A edição de 2021 do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa promovida pela ViniPortugal, vai ter lugar de 17 a 21 de maio. Inicialmente previsto para o final de Abril, o evento foi reagendado por causa da restrições de circulação relacionadas com a pandemia de Covid-19. Desta forma procura-se criar as melhores condições para que os jurados nacionais e internacionais possam participar e eleger, pelo 8.º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais.

Concurso de Vinhos de Portugal

As inscrições mantêm-se abertas. Os produtores que se inscreverem até 26 de Março vão beneficiar de um desconto de cinco euros por cada referência inscrita, uma vantagem exclusiva durante este período, que não será aplicada nas duas fases seguintes de inscrição. O registo pode ser feito no site até 30 de abril.

Para além da avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, de Norte a Sul do País, a cargo de um painel de jurados nacionais e internacionais de renome, o Concurso Vinhos de Portugal constitui uma iniciativa com carácter promocional junto de especialistas, sommeliers e influenciadores de mercados externos estratégicos para a marca “Wines of Portugal” que, ao longo de uma semana, têm oportunidade para conhecer melhor a realidade da fileira do vinho nacional.

A primeira fase do concurso decorrerá de 17 a 19 de maio, no CNEMA, em Santarém, na qual os vinhos inscritos serão avaliados por um júri, composto por especialistas em vinhos portugueses e internacionais, entre os quais jornalistas, sommeliers, wine educators e outras profissões ligadas ao setor.

Setúbal é o distrito anfitrião da fase final. O Grande Júri, composto por especialistas nacionais e internacionais de reconhecido mérito do sector, vai reunir nos dias 20 e 21 de maio para a selecção dos Grandes Ouros e os Melhores no Ano. Os grandes vencedores serão conhecidos na Cerimónia de Entrega de Prémios, no dia 21 de maio.

Em 2019, foram a concurso 1 382 vinhos que arrecadaram 423 medalhas, das quais 29 na categoria Grande Ouro, 98 Ouros e 296 Pratas.

O Concurso Vinhos de Portugal é uma iniciativa da ViniPortugal que pretende ser um ponto de encontro e de troca de experiências entre produtores e especialistas de todo o mundo, reafirmando a aposta na produção nacional de vinho de qualidade com o intuito de se afirmarem enquanto produtos de excelência nos mercados de exportação.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip