Comissário da Agricultura diz que é «difícil» fechar TTIP antes de 2018

O comissário europeu da Agricultura acredita que vai ser «difícil» concluir as negociações do tratado de livre comércio (TTIP) que está a ser negociado entre União Europeia e Estados Unidos no final deste ano ou mesmo em 2017.

«Não vejo um acordo no final deste ano, nem mesmo em 2017. Continuaremos as negociações, mas as negociações sérias vão começar quando estiver definida uma nova equipa negocial», afirmou Hogan numa entrevista à agência noticiosa espanhola Efe.

Em plena campanha eleitoral para as eleições presidenciais norte-americanas do dia 8 de novembro, Hogan considerou que os avanços para alcançar um acordo «vão depender da atitude da nova administração face ao mercado».

«Temos que esperar para ver qual é a política», salientou, uma semana depois da décima quinta ronda negocial, que decorreu em Nova Iorque, debaixo de críticas de países como a Áustria e a França que consideram que o acordo não está a cumprir as expectativas.

Hogan assegurou que o tratado «garantirá» a proteção das denominações e indicações geográficas europeias, um dos grandes entraves negociais e uma das principais reivindicações do setor.

«Temos que desenvolver mais esforços de promoção em novos mercados e isso trará benefícios tanto para os agricultores como para a União Europeia», salientou, acrescentando que a Comissão Europeia está a preparar um estudo para analisar oportunidades neste âmbito para os pequenos agricultores.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip