Comissão Interprofissional da batata francesa reúne grossistas portugueses e comerciantes franceses

Em janeiro a Comissão Interprofissional da batata francesa (CNIPT) reuniu cerca de vinte grossistas portugueses e comerciantes franceses para um webinar sobre temas actuais no setor da batata. O objetivo foi valorizar a oferta francesa e promover as relações entre profissionais, num contexto de crise sanitária no qual as feiras do setor foram canceladas. 

CINPT

31 participantes assistiram às apresentações de 6 oradores da fileira francesa. O encontro teve lugar através de videoconferência, com um sistema de tradução simultânea que permitiu a todos acompanhar as apresentações e interagir em direto.

O webinar começou com um discurso do Presidente da CNIPT, Luc Chatelain, acompanhado pelo Conselheiro da Embaixada de França em Portugal para os assuntos agricolas, Jérôme Frouté, recordando as relações comerciais históricas e duradouras entre os dois países. Em seguida, três conferências trataram de temas atuais sobre o mercado da batata em França e em Portugal.

Os temas abordados foram a conservação da batata na sequência da proibição do clorprofame do produto antigerminativo, uma evolução prevista pela França, que conseguiu adaptar-se para continuar a fornecer batatas de qualidade ao longo do ano; dados do mercado da batata em França; e o programa de acções de comunicação da CNIPT em Portugal, salientando a diversidade da oferta de batatas a um grupo-alvo de prescriptores (chefes de cozinha, influenciadores, entre outros). 

De facto, masterclasses dirigidas a alunos de escolas de hotelaria foram realizadas em 2020 e um concurso de culinária irá ser organizado nos próximos meses, tudo no âmbito de uma campanha de comunicação e divulgação dos produtos franceses chamada Taste France.

Por fim, uma sequência de perguntas e respostas permitiu aos produtores franceses reunir informações sobre as tendências do mercado da batata em Portugal e compreender as expectativas dos importadores portugueses num contexto em que a Covid-19 tem um impacto nos hábitos alimentares dos consumidores. Este diálogo permite aos produtores franceses adaptarem a sua oferta às especificidades e necessidades do mercado português.

Após o sucesso deste webinar, um novo evento será organizado em Junho, presencialmente, se as condições sanitárias o permitirem, para promover a proximidade e a convivialidade destes encontros.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip