Colheita de pera e maçã na UE com quebras de 5 e 4%

maca

Mais de 300 representantes de organizações relacionadas com os setores da maçã e da pera, reuniram-se a 6 de agosto, na 39.ª Conferência “Prognosfruit 2015”, em Merano, Itália.

Durante o encontro, a WAPA – Associação Mundial da Pera e Maçã, avançou com as estimativas de colheita para a próxima campanha, com uma redução para a maçã, de menos 5% em 2015 na União Europeia (UE) em relação à colheita do ano passado e para a pera de menos 4%.

No entanto, vinca a entidade, a colheita promete ser de boa qualidade, tendo em conta as condições climáticas, geralmente favoráveis e o tamanho atingido pelo fruto.

Apesar das dificuldades da última campanha, as ações de promoção realizadas noutros países permitiram vender toda a produção antes do esperado.

Assim, o embargo russo, em conjunto com a produção relativamente alta, provocou uma baixa nos preços pagos aos agricultores em torno de uma média de menos 20%, com alguns a registarem perdas.

Uma situação que ocorreu apesar das medidas de apoio ativadas pela UE, com uma retirada do mercado de 250 mil toneladas de maçãs e peras para a distribuição gratuita e a vantagem competitiva que supõe um euro mais baixo em relação ao dólar, o que contribuiu para aumentar as exportações, segundo a WAPA.

A estimativa europeia para a maçã em 2015 ultrapassa as 11.974.000 de toneladas, inferior cerca de 5% em relação ao ano passado, mas 7% acima da média dos últimos três anos.

De acordo com os dados da WAPA, para os países do hemisfério Norte prevê-se que a produção aumente, nomeadamente, na Rússia, com 4%; na China, 7,5% e na Ucrânia, 16%, enquanto a campanha será menor nos Estados Unidos e na Suíça, com menos 4% e no Canadá, com uma quebra de 26%.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip