CNA e Filiadas assinalam Dia Internacional da Luta Camponesa com Jornada de Contacto com a População

Na próxima segunda-feira, 17 de abril, assinala-se o Dia Internacional da Luta Camponesa [1] e a CNA e Filiadas vão dar início a uma Jornada de Contacto com a População, em diversos locais e regiões do país, a reclamar preços justos para quem produz, alimentos de qualidade e acessíveis à população e contra a “ditadura” da grande distribuição.

O 17 de abril – assinalado desde 1996 pela Via Campesina e suas organizações-membro –  é um dia de afirmação da luta em defesa dos direitos dos pequenos e médios agricultores e da Agricultura Familiar, de denúncia das dificuldades impostas aos agricultores e de apresentação de propostas concretas para as ultrapassar.

Desde a sua fundação, há 45 anos, que uma das lutas centrais da CNA e Filiadas passa pela reclamação de preços justos à produção, como forma de garantir uma vida digna para quem trabalha a terra, a vitalidade dos territórios rurais, alimentos saudáveis e acessíveis para todos e a Soberania Alimentar do país.

No seguimento de crises acumuladas e de políticas desadequadas, as dificuldades dos agricultores agravaram-se e a garantia de preços justos está longe de se alcançar. A especulação com o preço dos alimentos (e fatores de produção) empobreceu os agricultores e os consumidores, mas as grandes empresas de distribuição, de energia, de fertilizantes, entre outras, engrossaram os seus lucros.

Neste contexto, a partir de segunda-feira, 17 de abril, a CNA e Filiadas estarão na rua a contactar a população, com propostas concretas e a afirmar que, havendo vontade política, é possível criar condições para escoamento da produção nacional a preços justos para agricultores e consumidores!

Coimbra – Avenida Fernão de Magalhães – 17 de Abril – 11h00

Em Coimbra, a CNA estará com a sua Filiada ADACO – Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra, na Avenida Fernão de Magalhães, onde existem diversos hipermercados, a distribuir um folheto à população, numa acção de sensibilização para a importância de defender os modelos de produção e consumo sustentáveis, baseados na Agricultura Familiar e na Soberania Alimentar.

[1] O Dia Internacional da Luta Camponesa é comemorado pela Via Campesina para lembrar o massacre de Eldorado do Carajás (Brasil) em 1996, onde a máquina do Estado, compactuando com interesses do agronegócio, assassincou 19 camponeses que defendiam o seu direito à terra. Neste dia, também destacamos e denunciamos a contínua criminalização, opressão e repressão de camponeses, trabalhadores, migrantes e comunidades indígenas em todo o mundo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip