Chaves promove workshop sobre dieta mediterrânica

Fonte da Longevidade – Padrão Mediterrânico” é o tema do próximo workshop promovido pelas Termas de Chaves, que terá lugar no dia 26 de agosto, pelas 19h00, no Balneário Termal. 

dieta

Sensibilizar para a adoção deste estilo de alimentação, declarado em 2010 Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura é o principal objetivo desta iniciativa.

Segundo Filipe Ferreira, nutricionista das Termas de Chaves, «é importante valorizar os nossos produtos mediterrânicos, já que, além de conseguirmos uma alimentação mais saudável, estamos a valorizar os nossos produtos agrícolas, bem como o nosso turismo».

«Em Portugal, temos azeite, pão, vinho tinto, produtos hortícolas, frutas mediterrânicas, bem como o nosso peixe da costa, mas cada vez mais aproximamos a nossa alimentação do fast-food ocidentalizado», adianta o nutricionista. 

A dieta mediterrânica é um conjunto de práticas tradicionais, conhecimentos e habilidades transmitidas de geração em geração e que proporciona um sentimento de presença e continuidade para as comunidades envolvidas.

Diversos estudos científicos sugerem que este tipo de dieta se associa a uma maior longevidade e diminuição de risco de desenvolvimento de diversas doenças (doenças cardiovasculares, cancro, ente outras), sendo considerada uma das dietas mais saudáveis do mundo. 

Na primeira parte deste mini curso, o nutricionista irá abordar todos estes assuntos relacionados com a dieta mediterrânica, para num segundo momento passar para a aula prática (show cooking), onde irá explicar e elaborar pratos com origens em vários países da bacia do mediterrânico, desde o sul da Europa, ao Médio Oriente, até ao norte de África. 

Na terceira parte do workshop, proceder-se-á à degustação das entradas, pratos principais e sobremesas. No final, todos os participantes serão presenteados com um livro digital de receitas “Fonte da Longevidade – Padrão Mediterrânico”. 

Esta iniciativa será realizada em parceria com a Associação Partilhas e Cuidados, de apoio ao doente oncológico.

Os interessados poderão inscrever-se nas Termas de Chaves até ao dia anterior, com um custo de 8 euros.

No próprio dia o custo por cada inscrição será de 10 euros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip