Centro PINUS e RESIPINUS organizam visita de campo “O potencial da resinagem para o pinhal”

O Centro PINUS e a RESIPINUS promovem no dia 28 de setembro, das 10h às 13h, a visita de campo “O Potencial da Resinagem para o Pinhal”. A ação decorrerá em áreas de baldio, na Serra da Cabreira, em Vieira do Minho. A participação é gratuita mediante inscrição, a partir deste link.

Nelson Rodrigues (CM Vieira do Minho), Pedro Teixeira (Centro PINUS) e Marco Ribeiro (RESIPINUS) são os guias desta visita que irá percorrer duas unidades de baldio com pinheiro-bravo na Serra da Cabreira. Esta área florestal, acolhe há dois anos uma iniciativa de resinagem nos seus pinhais. 

Pretende-se dar a conhecer as motivações e os primeiros resultados desta atividade. Será, também, uma oportunidade para debater as opções de gestão do pinhal-bravo mais recomendadas, de forma a compatibilizar a produção de madeira de pinho e resina.

A Serra da Cabreira, que tem no município de Vieira do Minho uma área aproximada de 7.000 ha, situa-se numa das regiões do país com maior potencial produtivo para o pinheiro-bravo, estimando-se um acréscimo médio anual de 13m3/ha/ano. 

Nesta visita, dirigida a proprietários florestais, técnicos com funções de gestão de pinhal, dirigentes públicos ou privados com atuação no setor florestal,  teremos oportunidade de observar o trabalho da equipa de 7 resineiros. 

Os resineiros vão dar a conhecer aos participantes os trabalhos prévios de preparação do pinhal para a resinagem. Adicionalmente, vão apresentar os principais resultados da atividade na gestão e vigilância dos espaços naturais, bem como, o contributo do pinheiro-bravo na geração de emprego e dinamismo da economia local neste território rural. 

 Esta iniciativa, é uma co-organização do Centro PINUS e da RESIPINUS, realizada no âmbito do Projeto Integrado RN21 – Inovação na Fileira da Resina Natural para Reforço da Bioeconomia Nacional. Este projeto é cofinanciado pela Componente 12: Bioeconomia Sustentável do Plano de Recuperação e Resiliência*. 

A organização desta visita conta, ainda, com a colaboração do Município de Vieira do Minho, a Associação para o Ordenamento da Serra da Cabreira e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas

A participação é gratuita com inscrição obrigatória até ao dia 27 de setembro, a partir deste link.

*Investimento TC-C12-i01 – Bioeconomia Sustentável N.º 02/C12- i01/202), dos fundos europeus atribuídos a Portugal pelo PRR, no âmbito do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) da União Europeia (EU), enquadrado no Next Generation UE para o período de 2021 -2026.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip