Centenas de receitas com cherovia apresentadas em festival da Covilhã

cherovia

Centenas de receitas à base de cherovia, tubérculo característico da Cova da Beira, serão apresentadas no festival dedicado a este produto, que se realiza na Covilhã do dia 8 a 11 de outubro.

«Teremos muitas novidades: no ano passado tivemos 200 novas receitas e este ano está prevista a apresentação de mais 300, e são essas novidades que o visitante procura», afirmou Eduardo Cavaco, da organização, durante a apresentação do festival, que decorreu esta sexta-feira num dos estabelecimentos participantes.

Denominado "Festival da Cherovia", este certame, que se realiza nas ruas da zona histórica da cidade, apresentará ao longo dos quatro dias um programa com uma «oferta variada», que inclui música, animação de rua, concertos, exposições, vários espaços de produtos e artesanato e ainda as típicas tasquinhas que apresentam nas respectivas ementas algumas das «mil e uma receitas» à base de cherovia.

Do programa consta ainda a realização de "live cookings", durante os quais os visitantes poderão aprender a confecionar este tubérculo, que permite fazer «entradas, sopas, pratos principais, pão e doces», como referiu Eduardo Cavaco.

Este responsável destacou ainda as potencialidades da cherovia no que concerne ao cultivo e comercialização e adiantou que na Cova da Beira a produção tem estado a crescer, rondando as 20 toneladas.

Só no festival deverão ser consumidas mais de duas toneladas e meia deste produto que também tem propriedades que reconhecidamente fazem bem à saúde.

«A cherovia é rica em vitamina c, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, o que faz dela um produto único, sendo que também temos a vantagem de que na Cova da Beira é ainda mais saborosa, graças às características do solo e do microclima», afirmou.

Presente na conferência de imprensa, o vereador da Cultura da Câmara da Covilhã, Jorge Torrão, também destacou a importância deste produto que faz parte da gastronomia local há vários anos, o qual terá sido introduzido durante as invasões francesas, bem como do festival que além de promover a cherovia também contribui para dinamizar o centro histórico da cidade.

Naquela que será a oitava edição, este evento terá cerca de 100 participantes, entre os espaços que vão ser abertos especificamente para o festival e os que já estão a funcionar.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip