Celebra-se hoje o Dia Mundial do Leite
Celebra-se hoje, dia 1 de junho, a 20ª edição do Dia Mundial do Leite, criado em 2001 por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para assinalar a importância do leite como alimento global, importância reconhecida pelos consumidores na corrida às prateleiras registada no início da pandemia do Covid-19.
Por causa do contexto atual de pandemia, a APROLEP defende não poder celebrar este dia da mesma forma dos últimos dez anos, com a iniciativa de receber crianças nas quintas e vacarias, para mostrar como cultivam os campos e cuidam dos animais aos mais pequenos.
Contudo, a entidade afirma, em comunicado de imprensa, que continua a "produzir e a trabalhar" e que "precisa de comunicar, mantendo a distância de segurança". Por isso, está a acontecer um concurso de fotografias na página de Facebook da APROLEP, sendo estas relacionadas com a produção, transformação ou consumo de leite. O concurso decorre até às 22 horas do dia 1 de junho, sendo vencedora a fotografia que tiver mais “gostos”. O prémio, um cabaz surpresa de oito queijos selecionados, será enviado ao autor (a) da fotografia.
A entidade pretende chamar a atenção para os produtos lácteos, nomeadamente "os bons queijos que se fazem com leite português e que enfrentaram dificuldades acrescidas de comercialização por causa da pandemia que fechou hotéis e restaurantes onde costumavam ser consumidos, mas que estão acessíveis através dos novos canais de comércio online".
"Celebrar devidamente o Dia Mundial do Leite implica também preparar um futuro mais justo e sustentável no setor, do ponto de vista social e ambiental. Será justo se o leite for pago ao produtor a um preço capaz de remunerar decentemente quem trabalha no setor agrícola e cobrir os custos de produção. Será sustentável se for produzido com técnicas de produção ambientalmente sustentáveis e devidamente baseadas na experiência dos produtores, na investigação e na evidência científica", concluem.