Carne de porco: produtores em protesto

carne de porco

Centenas de criadores de porcos de todo o país levaram este domingo a cabo um protesto contra as práticas comerciais das grandes superfícies.

Os suinicultores queixam-se dos preços baixos impostos pelos supermercados para escoar a carne e de irregularidades na rotulagem.

Os produtores têm vindo a queixar-se de que os custos de produção de porcos ascendem hoje a 1,50 euros por quilo de carne, enquanto cada quilo é depois vendido a um euro nos hipermercados.

A indústria calcula que, por cada porco que é vendido, os produtores percam 45 euros.

Depois de vários outros protestos nas últimas semanas, os suinicultores começaram este domingo (27 de dezembro) por concentrar-se na área de serviço de Antuã, na A1, onde decidiram visitar o supermercado Pingo Doce de Braga, para mostrar que as grandes superfícies não indicam nos rótulos a proveniência da carne.

Vítor Menino, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, explicou à TSF que a carne de porco importada já representa 30% do consumo.

Com a omissão dos rótulos, é escondida a real proveniência dos produtos.

«Nesta ação, um dos objetivos é dar informação [à opinião pública] e alertar para a prática de terrorismo comercial que tem vindo acontecer por parte da grande distribuição relativamente aos produtores» de carne de suíno, disse João Correia, outros dos promotores da iniciativa.

Cerca de 200 suinicultores entraram então no Pingo Doce do Braga Parque vestidos a rigor.

Ostentavam t-shirts brancas onde se lia “Coma o que é nosso”, concentraram-se na área do talho e das montras de embalagens de carne e apontaram para insuficiências na rotulagem.

«A única coisa que nos diz é o preço e a data de validade, não nos diz mais nada», explicou João Correia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi chamada ao local pelos suinicultores em protesto e comprovou as omissões.

A entidade de fiscalização recolheu embalagens de carne de porco não rotulada, no talho daquele supermercado.

Em Portugal existem quatro mil suinicultores industriais e quase 14 mil explorações.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip