Carne de porco: como vai influenciar o TTP o comércio internacional?

ttp

Ao todo são 12 os países que assinaram o Tratado Transpacífico (TTP), e que representam 40% da economia mundial.

Os signatários são os Estados Unidos da América, Austrália, Canadá, Chile, Brunei, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura e Vietname.

O acordo, com o qual vão beneficiar, entre eles, da eliminação de mais de 18 mil impostos, não vai apenas influenciar as relações comercias mas também repercutir no comércio dos países que estão fora do mesmo, como é o caso da União Europeia (UE), porque se as relações comerciais aumentam devido à suspensão das barreiras alfandegárias, as oportunidades de exportação da UE para este países pode ver-se reduzida.

No caso da carne de porco, os principais importadores entre os países do Tratado Transpacífico (TTP) são o Japão, Austrália e o México, enquanto os principais exportadores são os Estados Unidos da América (EUA), o Canadá e o Chile.

O comércio entre os EUA, México e o Canadá já estava regulado através do acordo NAFTA.

O maior importador de carne de porco do mundo é o Japão, onde os EUA e o Canadá importaram em 2014 50% da sua procura, uma percentagem que diminuiu desde os 60% registados em 2012.

Esta descida deve-se, sobretudo, à redução da oferta de carne por problemas sanitários. Uma quebra da quota de exportação destes países que foi compensada com um aumento das exportações comunitárias, pelo que i novo acordo TTP pode vir a prejudicar as exportações da UE para o Japão.

O mesmo sucede com Austrália, que apesar de importar muito menos que o Japão, 140 mil toneladas frente às 830 mil do Japão, também é um mercado muito abastecido pelos EUA e o Canadá, que representam 40% das suas importações.

Com o novo acordo pode receber ainda maiores exportações de todos os países, em detrimento das saídas da UE.

A setorial de carne de porco dos EUA, NPPC, afirmou estar satisfeita pelo acordo, porque este vai beneficiar o seu setor.

Considera que os acordos comerciais que os EUA estabeleceram com 20 países desde 1989 levou as exportações de carne de porco dos EUA a crescerem em 1.550% em valor e 1.268% em volume.

Mas de um quarto da produção total der carne de porco dos EUA é dirigida à exportação, o que adiciona 62 dólares ao preço que os produtores recebem por cada animal comercializado.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip