Caloiros da Católica-Lisbon voltam à Golagã para a apanha da batata

Amanhã, dia 2 de setembro, às 11h00, mais de 200 caloiros da Católica-Lisbon vão participar na 12ª edição do Dia Solidário e arregaçar as mangas para um dia ao ar livre nos campos agrícolas da Golegã, com o objetivo de combater o desperdício de batatas que foram deixadas para trás nas primeiras colheitas. Esta iniciativa de Combate ao Desperdício Alimentar, sendo já uma tradição da Welcome Week da Católica-Lisbon, pretende ser uma alternativa às praxes tradicionais e tem como objetivo contribuir para a integração dos novos alunos, fomentando desde o primeiro dia o espírito solidário inerente aos valores da Católica-Lisbon.

Durante uma manhã, os caloiros que iniciam as suas licenciaturas em Economia e Gestão e as licenciaturas internacionais em Business Administration e Economics & Finance, incluindo alunos internacionais, são desafiados a participarem na ação solidária “Restolho”, que consiste na recolha de batatas que são deixadas nos campos depois das primeiras colheitas, pelo seu calibre inadequado. Desde 2015, foram recolhidas mais de 20 toneladas de batatas, no âmbito do Restolho, que foram posteriormente entregues a instituições de solidariedade social.

A iniciativa “Restolho” é desenvolvida em colaboração com a Agromais, Cooperativa Agrícola que representa um conjunto vasto de produtores da região norte do Vale do Tejo, e que elegeu o combate ao desperdício alimentar como um dos eixos da sua política de Responsabilidade Social, com a Agrotejo, com a Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome e a Entrajuda.

Esta iniciativa da Católica-Lisbon enquadra-se na tendência nacional e internacional de proporcionar aos jovens a participação em ações de responsabilidade social que tenham impacto nas suas comunidades e que, simultaneamente, contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas, até 2030.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip