Bruxelas propõe simplificação da PAC

A Comissão Europeia propôs, no dia 14 de setembro, uma simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), de modo a poder haver um recurso aos instrumentos financeiros para compensar a perda de rendimentos durante as crises.

PAC

Assim, vai ser dada a possibilidade aos Estados-Membros de utilizarem verbas do fundo Europeu de Desenvolvimento Rural (FEADER), para compensar, via um fundo de mutualização, até 70% dos prejuízos sofridos pelos agricultores em caso de uma baixa de rendimento anual da exploração superior a 20%.

Também é proposto uma simplificação no acesso aos fundos do FEADER para os jovens agricultores.

É sugerido aos Estados-Membros que não apliquem este ano a limitação de agricultor ativo, pois esse conceito tem provocado alguns problemas em certos países na atribuição das ajudas diretas.

A primeira reação veio do Ministro francês, Stéphane Le Foll, que considera as medidas positivas, mas manifestamente insuficientes, no que toca a proteção do rendimento dos agricultores.

A França já apresentou um projeto ambicioso para um dispositivo de seguros, que evitam os riscos financeiros porque passam os agricultores.

Fonte: Agroinfo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip