Bruxelas: plataforma sobre bem estar animal em curso

A Comissão Europeia adotou a criação de um grupo de especialistas sobre bem estar animal, denominada Plataforma sobre bem estar dos animais.

Nas próximas semanas, a Comissão vai publicar a convocatória de candidaturas para a seleção dos membros da Plataforma, que reúne um máximo de 75 participantes.

Espera-se contar com membros de organizações empresariais e profissionais, organizações da sociedade civil, especialistas independentes de institutos académicos e de investigação, Estados-membros da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu e organizações intergovernamentais internacionais, como a Organização Mundial de Saúde Animal.

A origem da criação da Plataforma surgiu de uma proposta apresentada em fevereiro de 2016 pelas delegações da Alemanha, Holanda, Dinamarca e Suécia. A primeira reunião da Plataforma decorrer durante a presidência de maltesa, ou seja, no primeiro semestre do ano.

Segundo o comissário europeu de Sanidade, Vytenis Andriukaitis, «o objetivo da plataforma será promover o diálogo entre as diferentes partes interessadas sobre questões de bem estar animal (…). Deveria concentrar-se numa melhor aplicação da legislação da União Europeia em matéria de bem estar animal, na promoção de normas de bem estar e para a promoção do desenvolvimento e utilização de compromissos voluntários por parte dos empresários».

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip