Brexit com novas regras para os produtos biológicos

O Reino Unido tem vindo a apresentar um conjunto de medidas enquadradas no processo do Brexit e destinadas a cidadãos e empresas e, recentemente, para o setor agroalimentar lançou o novo guia sobre comercialização e rotulagem de alimentos biológicos disponíveis aqui.

Brexit

Em linhas gerais, este documento indica que 1) os produtos alimentares biológicos serão reconhecidos como equivalentes aos padrões britânicos até ao final de 2021; 2) os alimentos e alimentos para animais registados como biológicos na União Europeia  (UE) continuarão a ser aceites até ao final de 2021; 3) o logótipo da UE para produtos biológicos não poderá ser usado em alimentos ou alimentos para animais a partir de 1 de janeiro de 2021; e a UE decidirá se continuará a aceitar alimentos e alimentos para animais registados no Reino Unido como biológicos a partir dessa mesma data.

Embora o Reino Unido tenha vindo a apresentar diversas informações sobre os mecanismos e procedimentos de importação e exportação, o processo ainda traz incertezas para as empresas do setor agroalimentar, como sublinham diversas entidades.

É o caso da FoodDrinKEurope que tem vindo a apelar para que o Governo britânico esclareça rapidamente as dúvidas regulamentares, para que a cadeia agroalimentar possa “continuar a operar e fornecer alimentos seguros, baratos e acessíveis para os consumidores”. Em simultâneo, a confederação europeia veio, publicamente, solicitar intervenção mais firme da Comissão Europeia e pedir que desenvolva e implemente medidas de apoio pragmáticas para neutralizar os impactos negativos do Brexit.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip