Bolsa de Terras atrai cada vez mais jovens em Alfândega da Fé

Há 40 anos, era um contínuo de 300 hectares quase todo na mão da cooperativa agrícola. A fruta era tão boa que chegou a servir de recheio ao chocolate "Mon Chéri". Mas o pomar não foi reabilitado. Não apareceram novos produtores. Agora, a cereja está outra vez a ganhar importância.

bolsa de terras

Nada dá tanta projeção a Alfândega da Fé como a cereja, apesar de ser bem maior o peso da amêndoa, da castanha ou da azeitona na economia local. Na ânsia de revitalizar tal cultura e atrair e fixar jovens, foi o primeiro concelho a lançar concurso através da Bolsa Nacional de Terras, um programa de cedência, arrendamento ou venda de terras de entidades públicas e também de património rústico sem dono conhecido.

Os olivais sucedem-se. À saída da vila, o presidente da cooperativa agrícola, Eduardo Tavares, observa a apanha da azeitona com recurso a vibrador mecânico. O cerejal fica mais para lá, seguindo pela estrada no sentido da barragem da Estevainha. Há 40 anos, era um contínuo de 300 hectares. A fruta era tão boa que chegou a servir de recheio ao chocolate "Mon Chéri". O pomar não foi reabilitado, como aconteceu ao olival. As árvores envelheceram. Não apareceram novos produtores. O cerejal ficou reduzido a 60 hectares.

O plano é replicar a tendência do amendoal, que entrou em declínio e está a recuperar, impulsionado pela procura internacional. Só que o amendoal combina-se com o olival, tem práticas e equipamentos semelhantes. E o cerejal não. «É uma cultura de fruto fresco», diz Tavares. «O nosso agricultor não está preparado. Queremos trazer gente nova, pessoas com know-how, que sirvam de modelo».

A cooperativa e a câmara disponibilizaram 25 hectares. Atraíram um engenheiro da terra e um agrónomo do Porto, que já têm uma produção de cereja noutra zona. E uma arquitecta, que está em Lisboa mas é originária dali, um advogado oriundo de Braga e um agricultor de Vila Flor.

Gil Freixo já está no terreno. É agricultor desde os 16 anos. Somava 50 hectares de nectarinas e pêssego no Vale da Vilariça. Agora, tem 11 hectares de cereja junto à barragem. As cerejeiras, pequenas, verdejantes, estão plantadas em compassos apertados, exploradas em regadio.

«Começamos a gastar em abril e só em junho começamos a vender. Queremos começar a vender fruta desde o início de maio. Para isso queremos a cereja», conta o homem, de 38 anos.

Os outros agricultores devem avançar para o ano. E a cooperativa, que tem 30 hectares, plantará outros 15 e está a tentar dinamizar a comercialização e encontrar alternativas ao consumo em fresco. Acaba de lançar um vinagre de cereja. E não está sozinha à procura de novos usos. Um grupo de jovens criou uma cerveja artesanal. Pequenas unidades fazem doce, compota, geleia. E outros produtos irrompem, como a almofada de caroços de cereja ou o chá de pés de cereja.

A dor de cabeça poderá ser arranjar gente para as colheitas. «Com o despovoamento, há pouca mão de obra», aponta Tavares.

E a cereja, como o pêssego e a nectarina, tem de ser apanhada à mão, não pode sujeitar-se aos balanços do vibrador mecânico, como a azeitona ou a amêndoa.

«Sem a comunidade búlgara, muitos agricultores viam-se aflitos», admite. Serão uns cem trabalhadores. Circulam de umas aldeias para as outras, conforme as necessidades agrícolas.

Fonte: Público

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip