Biomassa: Espanha pode poupar mais de €500 milhões, defende associação

biomassa

A Associação Espanhola de Fabricantes de Fornos, Lareiras e Cozinhas (AEFECC) deixa o alerta: Espanha pode poupar mais de 500 milhões de euros com o aquecimento através do processo da Biomassa.

A associação espanhola considera que com um aumento de apenas 10% nos edifícios rurais, através do aquecimento com Biomassa de madeira, reduziria a factura energética anual do país em quase €540.000.000.

A AEFECC recorda que o aquecimento é responsável por 47% do consumo de energia dos lares espanhóis e 64% para casas de férias.

E salienta, em comunicado, que um sistema de aquecimento que funciona com a Biomassa da madeira pode reduzir em até 60% os custos de aquecimento em Espanha e reduzir significativamente a dependência energética de países estrangeiros (petróleo e gás).

Recorde-se que a Biomassa pode ser classificada segundo sua origem: florestal, onde a principal fonte de energia é a lenha; agrícola, com as produções de soja, arroz, cana-de-açúcar, milho e outros; e resíduos urbanos e industriais, que podem ser sólidos ou líquidos, encontrados nos aterros sanitários e outros meios.

Cada matéria-prima para obtenção de energia de Biomassa possui características próprias, variando a quantidade energética e as formas de extração desta energia.

Da cana-de-açúcar, por exemplo, é possível extrair o açúcar, o combustível renovável denominado etanoll, e ainda dos bagaços da cana já processada é realizada a queima que gera energia elétrica.

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip