Bem-estar dos coelhos começa a ser discutido em Bruxelas

A produção industrial de coelhos para carne na Europa tem vindo a crescer, sendo que, no entanto, a grande produção está concentrada em Portugal, em Espanha, em França e Itália.

Este setor de produção animal não tem, até ao momento, qualquer legislação específica de bem-estar animal.

Devido à sua crescente representatividade, começam a levantar-se vozes em Bruxelas, no sentido de a Comissão avançar com legislação específica.

Neste momento, está para discussão na Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu (Comagri), um projeto de relatório, elaborado pelo eurodeputado Stefan Eck.

Este projeto de relatório, que pretende forçar a Comissão a avançar com legislação específica, parte de uma série de dados estatísticos que não são corretos, apresentando depois propostas que, a serem aprovadas, serão desastrosas para os produtores.

Assim, como ponto principal, pretende-se proibir as jaulas e passar a produção dos coelhos para parques com zona de ar livre. Também as condições de transporte são defendidas com alterações drásticas ao que atualmente se pratica.

O COPA-COGECA já reagiu, apresentando um trabalho corretivo à proposta, que foi enviado aos eurodeputados da Comagri para pedir a sua compreensão para as realidades do setor.

Este documento vai ser discutido na Comagri, durante o mês de setembro.

Fonte: Agroinfo 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip