Bélgica: produtores manifestam-se contra os preços do leite

Depois de episódios idênticos em França, na Bélgica mais de meia centena de produtores do país manifestaram-se contra o preço do leite. De forma pacífica, fizeram-se notar ruidosamente na abertura da Feira de Libramont, a feira agrícola mais importante na Bélgica.

«O problema é que o preço do leite se encontra nos 25 cêntimos por litro. Prevê-se que baixe para os 20 cêntimos, o que não é rentável. Precisamos de um preço entre os 35 a 40 cêntimos para conseguir um equilíbrio. Estamos a perder dinheiro, não podemos reembolsar os empréstimos e não sabemos o que fazer», explica Maxime Tasiaux, produtor.

Os preços baixos são uma consequência da oferta e da procura. Se, por um lado, a produção europeia de leite está a aumentar, por outro, o consumo está a descer, bem como as exportações.

No entanto, ao longo da última década, o preço manteve-se estável, nos 30 cêntimos por litro de leite. Nesse período de tempo os subsídios europeus diminuíram e as quotas desapareceram.

O comissário europeu da Agricultura, Phil Hogan, era esperado na Feira de Libramont, mas a deslocação foi cancelada à última hora, ao que tudo indica, devido a um encontro importante em Bruxelas.

A Comissão diz que apoia os produtores ao comprar e armazenar leite em pó.

A ideia de um sistema temporário de regulamentação proposta pelos produtores ainda não foi discutida.

No início de setembro realiza-se um conselho de ministros da Agricultura da União Europeia sobre esta matéria.

Fonte: Euronews 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip