Barcelos debate temática da floresta

A Cooperativa Agrícola de Barcelos, associada da CONFAGRI, apostada na urgência da prevenção dos fogos florestais, vai realizar no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 14h00, um Colóquio subordinado ao tema “Cuidar da Floresta em Barcelos”, no Auditório do Município.

2017: mais de 100 mortos e 440 mil hectares de área ardida

Segundo o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o ano de 2017 ficou marcado por mais de uma centena de mortos, só vítimas de incêndios.

Registou-se um total de 16.981 ocorrências (3.653 incêndios florestais e 13.328 fogachos), que resultaram em 442.418 hectares de área ardida de espaços florestais, povoamentos (264.951 ha) e matos (177.467 ha). Isto corresponde a quatro vezes mais do que a média registada nos anos anteriores.

Daí a urgência e importância desta iniciativa pioneira junto dos agricultores e proprietários florestais. Além de se dar a conhecer o Plano Municipal de Defesa da Floresta de Barcelos contra incêndios, esta ação permitirá demonstrar o que são os bons exemplos de povoamentos florestais.

Esta ferramenta facultará know-how aos agricultores para se tornarem mais responsáveis e, logo, mais sustentáveis, trabalhando numa perspetiva de dar à floresta o seu devido valor a nível económico, ambiental e social.

José Júlio Costa, Presidente da Cooperativa Agrícola de Barcelos, refere que «a Cooperativa tomou a iniciativa deste colóquio dado que o assunto é de crucial importância, em virtude da devastação do património florestal que temos vindo a assistir nos últimos anos, em particular no ano de 2017 e pela necessidade de operacionalizar um conjunto de ações estabelecidas na legislação recentemente publicada. Tivemos um forte apoio por parte da Câmara Municipal de Barcelos, que abraçou desde logo esta nossa iniciativa, bem como as demais entidades ligadas à temática no concelho».

O Presidente da Cooperativa adianta ainda que «a maioria dos proprietários florestais no concelho são também agricultores, a quem dirigimos os nossos serviços e temos por objetivo mantê-los devidamente informados e, nesta ação em particular, apoiá-los no plano de gestão florestal, na certificação florestal e na segurança no trabalho que desempenham».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip