Banco de Terras para Pastores procura empreendedores

O Banco de Terras para Pastores conta já com cinco explorações disponíveis para arrendamento. É a oportunidade para quem quiser iniciar um projeto pecuário diferenciador que integre a produção de um queijo único: Queijo da Beira Baixa DOP.

Trata-se de uma iniciativa da APQCB (Associação dos Produtores de Queijo de Castelo Branco) que visa facilitar o acesso à terra a novos empreendedores e estimular a produção de leite para a fabricação de Queijo da Beira Baixa DOP. Vão ser realizadas visitas aos terrenos, para as quais os interessados devem inscrever-se até ao dia 15 de outubro.

O primeiro passo já está dado, há uma Banco de Terras para Pastores na Beira Baixa. Agora a chamada é para empreendedores que queiram apostar num projeto pecuário de ovinicultura e/ou capricultura para a produção de leite para fabricação de Queijo da Beira Baixa DOP. Há cinco explorações disponíveis, nos concelhos de Fundão, Castelo Branco e Vila Velha de Rodão.

A iniciativa visa estimular produção de leite para fabricar Queijo da Beira Baixa DOP. Para o efeito, para integrarem este Banco de Terras, os empreendedores devem cumprir alguns requisitos, tais como, “exercer ou vir a exercer a atividade da pastorícia- ovinicultura e/ou caprinicultura nos terrenos alvo de arrendamento” e estar “disposto a produzir leite de ovelha de raça Merina ou outras raças de ovelhas adaptadas à região e/ou leite de cabra de raça Charnequeira ou outras raças de cabras adaptadas à região em conformidade com caderno de especificações do Queijo da Beira Baixa DOP”.   

A APQCB irá promover visitas a todos os terrenos. Os interessados devem agendar a sua visita, sem compromisso, até ao dia 15 de outubro. Basta para isso enviar um email para o endereço: bancoterraspastoresbeirabaixa@gmail.com com os seguintes elementos: nome, contacto, número de contribuinte, data de nascimento, morada, naturalidade e indicação das explorações que pretende visitar. As visitas vão decorrer entre os dias 23 e 25 de outubro.

Depois das visitas aos terrenos, caso os empreendedores pretendam avançar, devem formalizar a sua intenção até ao dia 31 de outubro, através do preenchimento da Ficha de Candidatura ao Arrendamento de Terrenos, com a ordem de preferência dos terrenos, que deverá ser enviada para o mesmo endereço eletrónico.

Para mais informações os interessados devem consultar o Aviso de Abertura para Candidaturas de Atribuição de Explorações Agropecuárias (Aviso Nº1/2021) que está disponível no webiste dos Queijos Centro de Portugal.

O Banco de Terras para Pastores é uma iniciativa inserida no “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro”, cofinanciado pelo CENTRO2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip