Bananas correm risco de extinção

Mais de 100 mil milhões de bananas são consumidas anualmente no planeta. Mas um velho fungo está de regresso e ameaça a variedade mais comum e não só.

bananas

É a quarta plantação mais importante do mundo, logo a seguir ao trigo, arroz e milho. Mas a banana mais comum nas prateleiras dos nossos supermercados - da variedade Cavendish - está a ser ameaçada por um fungo, que, temem os especialistas, pode alastrar-se a todas as espécies.

A Cavendish foi desenvolvida há 180 anos, numa quinta em Derbyshire, Inglaterra, a partir de um cacho de bananas importado das ilhas Maurícias, e batizada com o nome dos donos da propriedade.

Em meados do século XX, o "Mal do Panamá" dizimou as plantações de outras variedades, mas a Cavendish revelou-se imune ao devastador fungo. Essa imunidade tinha, no entanto, os dias contados e a nova versão do fungo ameaça seriamente as Cavendish.

Segundo a BBC, o novo fungo, redescoberto no final do século no Panamá, é mais poderoso do que o dos anos 50 e já está a afetar plantações em vários pontos do globo, da China às Filipinas, com os investigadores holandeses da organização Panama Disease.org a alertar que, em breve, chegará a plantações sul-americanas e africanas.

«O problema é que não temos outra variação da banana que seja imune à doença e que possa substituir a Cavendish», lamenta Gert Kema, um dos especialistas membros da organização.

Uma das opções, além de tentar alterar geneticamente a espécie, será a de «aumentar a diversidade», acredita Kema.

A eventual extinção da banana teria um grave impacto na economia e a dieta de vários países.

Fonte: Visão 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip