Avaliação e contributo dos PDR para o setor agrícola

Na sequência do 15º Workshop de Boas Práticas da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD), realizado em formato online nos dias 9 e 10 de dezembro de 2020, a Comissão Europeia divulgou o relatório que resume os principais resultados obtidos neste evento que teve o tema "Avaliação da Contributo dos PDR para um Setor Agrícola Competitivo e Viável" (Assessing the contribution of RDPs to a competitive and viable agricultural sector), e organização do Serviço de Assistência Europeu de Avaliação para o Desenvolvimento Rural.

Agricultura

O objetivo geral do workshop foi o de refletir sobre as experiências em relação à avaliação do contributo que Programas de Desenvolvimento Rural (PDR) podem dar para um garantir um setor agrícola competitivo e viável dentro de uma cadeia de abastecimento alimentar em bom funcionamen, e da capacidade da UE para a gestão de crises.

Os objetivos específicos foram:

  • Troca de práticas sobre os métodos e desafios para avaliar a competitividade ao longo da cadeia de abastecimento alimentar;

  • Discutir questões específicas identificadas que pudessem afetar a avaliação da competitividade ao longo da cadeia de abastecimento alimentar a posteriori e para além dela e identificar potenciais  abordagens/soluções para as mesmas.

  • Identificar as necessidades de apoio adicional às autoridades de gestão e avaliadores em relação às questões acima referidas para a preparação das avaliações e a construção de conhecimentos para futuras avaliações da PAC.

O evento reuniu 80 participantes de 25 Estados-Membros, incluindo as Autoridades de Gestão do PDR, avaliadores, representantes da Comissão Europeia, investigadores, Redes Rurais Nacionais, e outros partes interessadas na avaliação.

De acordo com o relatório agora disponibilizado, as intervenções dos PDR desempenham um papel importante ao contribuírem para melhorar a competitividade da agricultura, um dos principais objectivos da PAC. Os PDR podem intervir na competitividade do setor agrícola através de
operações de apoio com contribuições primárias para a Prioridade 1 (Transferência de conhecimentos e inovação), Prioridade 2 (Viabilidade e competitividade das explorações agrícolas) e Prioridade 3 (Promoção da organização da cadeia alimentar).

Consulte o relatório, disponibilizado no Centro de Recursos da RRN.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip