Aumento da produção de cereais e desenvolvimento das áreas forrageiras

As previsões agrícolas a 31 de março, publicadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento na produção de cereais em relação à campanha anterior, com as searas a responderem positivamente à precipitação do mês de abril.

ine

Estas condições meteorológicas promoveram também o desenvolvimento das áreas forrageiras e tiveram também um papel essencial no restabelecimento dos níveis normais de armazenamento de água nas charcas, albufeiras e aquíferos subterrâneos.

No entanto, as chuvas tiveram um impacto menos positivo, e também por já se observarem situações de encharcamento dos solos, na preparação dos terrenos para as culturas de primavera/verão, prevendo-se uma redução da área de batata plantada, de -5% na de regadio e -10% na de sequeiro face a 2017.

No que diz respeito ao peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em fevereiro de 2018, totalizou 35.362 toneladas, o que supõe um acréscimo de 2,3 por cento.

Segundo o INE registou-se um maior volume de abate de bovinos e suínos, de mais 9,0%, respetivamente, de ovinos mais 2,9% e caprinos mais 20,6%.

Para a recolha de leite de vaca, o INE indica um total de 149,4 mil toneladas, o que significa um acréscimo de 3,6%.

A produção total de lacticínios foi superior em 3,9% devido a um maior volume dos principais produtos lácteos à exceção do leite para consumo.

Quanto aos preços e índices de preços agrícolas, o INE indica que em março de 2018 as maiores variações em módulo no índice de preços de produtos agrícolas foram nos ovos, com mais 21,9%; nos ovinos e caprinos, mais 21,0% e na batata, -50,6%, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas de abril 2018, do INE.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip