Arraiolos disponibiliza terrenos para criar hortas comunitárias

arraiolos

A Câmara de Arraiolos, no Alentejo, disponibilizou, este sábado, parcelas de terreno a habitantes do concelho para que as possam cultivar e produzir bens agrícolas, ao abrigo de um projeto que pretende criar hortas comunitárias.

Os terrenos são propriedade do município e, cada um com 60 metros quadrados, foram previamente delimitados, localizando-se na freguesia de Vimieiro, explicou a Câmara de Arraiolos, distrito de Évora.

As 10 parcelas, segundo a autarquia, vão ser disponibilizadas «aos interessados para a criação de uma horta, para que exerçam a atividade agrícola, possam complementar fontes de subsistência alimentar e criar hábitos de alimentação saudável, com recurso a produtos vegetais provenientes da agricultura tradicional e biológica».

Além destas primeiras 10 parcelas, o município possui mais cerca de 20 hortas agrícolas no concelho, às quais os munícipes interessados se podem candidatar, devendo para tal contactar a câmara.

Segundo a autarquia, estes terrenos integram um projeto municipal de criação de hortas comunitárias no concelho para «dar uso e valor à terra». 

«A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, assume grande importância no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida das populações», justificou a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto.

O projeto visa possibilitar o acesso à prática agrícola a quem não possui terrenos para o efeito, sensibilizar a população para o respeito e defesa do meio ambiente e promover a qualidade de vida através de práticas agrícolas sustentáveis.

Além disso, acrescentou a câmara, a iniciativa tem como objetivo potenciar o recurso a técnicas de compostagem e sensibilizar para a problemática da redução de resíduos.

«A criação e a consequente disponibilização de espaços destinados à prática agrícola» são «um importante contributo para a economia familiar, constituindo um incremento bastante forte na promoção de hábitos de consumo sustentáveis», realçou também o município.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip