Arcos de Valdevez produz a melhor carne de vitela do país

O anúncio da conquista do título de melhor carne bovina nacional estava reservado para mais tarde, mas o presidente da Associação dos Criadores da Raça Cachena, Alberto Henrique Gonçalves Ferreira, aproveitou a sessão de lançamento da criação da Confraria Gastronómica da Carne Cachena para anunciar a novidade.

cachena

«Não era para fazer o anúncio agora, até porque o prémio só vai ser entregue em junho, mas a carne de vitela da raça cachena ganhou a medalha de ouro na edição deste ano do Concurso Nacional de Carnes Tradicionais com Nomes Qualificados», disse Alberto Ferreira.

A conquista do galardão de ouro coincidiu com a primeira vez que a carne foi apresentada a concurso e é vista pelo presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez como «um desafio acrescido» para a futura confraria.

«Este é um concurso onde só entram carnes de qualidade superior. Ganhar a medalha de ouro quer dizer que a carne cachena é a melhor de entre as melhores», comentou João Manuel Esteves, que apontou a carne de vitela criada acima da cota dos 800 metros do Parque Nacional da Peneda-Gerês como uma das principais fontes de riqueza do concelho.

Aquele que é «o produto de eleição» da gastronomia de Arcos de Valdevez dinamiza todos os setores da economia local.

«Tem uma grande capacidade de dinamização da nossa agricultura», vincou o autarca, deixando claro que a carne de cachena concorre também para a dinamização do turismo local, porque «há muita gente que faz muitos quilómetros para degustar a vitela cachena que é criada em Arcos de Valdevez».

Trata-se de uma atratividade de que também beneficiam os estabelecimentos hoteleiros, referiu João Manuel Esteves, vincando a importância de a carne que atrai muitos turistas ao concelho ter já Denominação de Origem Protegida (DOP). 

Fonte: Diário do Minho

Foto: Município Arcos de Valdevez

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip