Arcos de Valdevez: 1 milhão de euros para recuperar regadios

Considerando a tipologia da propriedade agrícola existente no concelho de Arcos de Valdevez, os regadios tradicionais assumem uma importância crucial para o desenvolvimento da atividade agrícola.

«Os regadios tradicionais são ainda importantes pela preservação de características de comunitarismo e entre ajuda entre os agricultores que urge preservar como marca indelével da cultura minhota», refere o município, em comunicado.

No âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, a autarquia anuncia que, em breve, vai ser publicado um aviso para abertura de período de apresentação de candidaturas para a melhoria da eficiência dos regadios tradicionais existentes.

A este aviso podem candidatar-se as juntas de regantes pré-selecionadas e legalmente constituídas e homologadas pelo Ministério da Agricultura.

«No concelho de Arcos de Valdevez vão ser melhoradas as condições de 6 regadios tradicionais, no valor global de 900 mil euros. Estes investimentos contam com financiamento de 85% por parte do FEDER», acrescenta o município, em comunicado.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip