Aprovados 18 programas de desenvolvimento rural da UE

ue

Ao todo foram 18 os programas de Desenvolvimento Rural aprovados pela União Europeia (UE) para 2014-2020, aprovados esta semana.

De acordo com uma nota da Comissão Europeia (CE) o valor dos 18 programas rondam os 99,6 mil milhões de euros.

Portugal vai receber 3.583.056.823 milhões de euros, cerca de 3,6% da dotação orçamental total prevista para os Estados-membros. Os Açores recebem 295.282.051 milhões sendo que a Madeira 179.449.500 milhões.

Phil Hogan, Comissário Europeu da Agricultura, explica, no mesmo comunicado que o objetivo dos programas de desenvolvimento rural visam «fomentar o emprego, o crescimento, o investimento e a competitividade na Europa rural».

«Pretende-se que as zonas e comunidades rurais sejam capazes de enfrentar os numerosos e variados desafios e oportunidades que se lhes deparam no século XXI, aos níveis económico, social e ambiental. Com investimentos inteligentes e estratégicos, os PDR darão impulso à renovação das gerações e criarão condições para garantir o dinamismo da economia, da sociedade e do ambiente rurais. Com a COP21 (Cimeira do Clima) a decorrer em Paris, as atenções viram-se inevitavelmente para a resposta ao desafio considerável suscitado pelo clima, e o programa de desenvolvimento rural desempenha um papel importante nesta questão», salienta o Comissário europeu.

Recorde-se que a ajuda ao desenvolvimento rural enquadra-se no segundo pilar da Política Agrícola Comum (PAC).

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip