APH celebra 40 anos com ciclo de conferências sobre horticultura e sociedade

No ano em que celebra o seu 40º aniversário, a Associação Portuguesa de Horticultura (APH) convida quatro personalidades a refletir e debater o papel da Horticultura na Sociedade.

aph

Hélder Muteia, representante da FAO em Portugal e junto da CPLP, inaugura o Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas”, a 3 de maio, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Esta iniciativa visa debater o papel da Horticultura perante os desafios da globalização, «a sua função vital na produção de alimentos, mas também como garante da humanização dos espaços urbanos, através de uso de plantas nos edifícios e nas cidades. Não menos relevante é a função social e terapêutica da Horticultura no apoio a diferentes camadas da população», salienta a APH.

«A título de exemplo sobre a relevância económica da Horticultura, estima-se que mercado global de frutas e hortaliças atinja em 2016 um valor de 2,5 mil milhões de euros, um aumento de 79% face a 2011(*), resultante da crescente procura de alimentos saudáveis, convenientes e acessíveis», recorda a associação. 

A Horticultura tem uma função vital na produção de alimentos, na medida em que as projeções demográficas indicam que até 2050 a população mundial atingirá os 9 mil milhões, cerca de 2 mil milhões a mais do que na atualidade. 

«Para dar resposta a este desafio global, a produção de alimentos deve crescer em pelo menos 60%. Portugal e os países da Lusofonia têm um papel importante a desempenhar neste contexto», vinca a APH. 

Segundo Hélder Muteia, «a procura por produtos hortícolas vai aumentar grandemente e é uma oportunidade onde a Lusofonia deve ter uma palavra a dizer. Sou favorável à criação de uma plataforma comum de desenvolvimento da Horticultura no Espaço Lusófono. É importante que tenhamos a capacidade de a pôr em prática, porque existe espaço para criação de sinergias entre países com uma língua, uma História e uma alimentação comuns».

O Ciclo de Conferências “4 Décadas, 4 Temas” prossegue ao longo deste ano de comemoração dos 40 anos da APH. Em junho, é convidado da APH o arquiteto Manuel Aires Mateus; em setembro, o chef Henrique Sá Pessoa e em dezembro, Tim Smit, líder do projeto Eden, uma obra única de arquitetura e horticultura situada na Cornualha, Reino Unido, que inclui a maior estufa do mundo, abrigando plantas colhidas em todo o mundo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip