APED pede criação de estratégia nacional para o setor do leite

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) apelou esta semana à criação de uma estratégia nacional para o setor do leite devido ao fim das quotas leiteiras, horas depois de uma manifestação de produtores de leite no norte do país.

«O crescimento do setor através da promoção do leite e de produtos lácteos de valor acrescentado passa, indiscutivelmente, pela emergência do desenvolvimento de uma estratégia nacional para encarar de forma proativa e positiva o período pós desmantelamento das quotas leiteiras», considerou em comunicado a associação.

Segundo a APED, «cabe ao setor como um todo e ao país encontrarem oportunidades de mercado, de diferenciação e de crescimento que permitam marcar presença à escala global».

A entidade realçou que «o fim das quotas leiteiras na Europa acontece numa altura em que se prevê, para 2015, um aumento global da produção de 1%, coincidindo com o embargo da Rússia à importação de produtos agrícolas da União Europeia, a que se junta uma diminuição de consumo de leite e derivados».

Tal como acontece na Europa, também em Portugal o consumo de leite e produtos lácteos «tem vindo a registar quedas acentuadas, estando os consumidores a diminuir o consumo de produtos lácteos em geral», assinalou a APED.

E apontou para os últimos dados da consultora Nielsen sobre o comportamento dos consumidores, que revelam que, só nos primeiros cinco meses deste ano, os portugueses consumiram menos 5,7% de leite UHT, quando comparado com o período homólogo de 2014.

«Em Portugal, o leite tem um papel importante no contexto da agricultura e, em 2013, representou 11,3% da produção agrícola nacional», vincou a associação.

A entidade lançou ainda uma série de sugestões para dinamizar o setor: a promoção no mercado externo e o investimento em acordos bilaterais de comércio com mercados emergentes, o investimento na 'marca Portugal', e a criação de uma organização interprofissional de natureza nacional como ferramenta de auto regulação entre os diferentes elos da cadeia de valor.

Ana Trigo Morais, diretora-geral da APED, destacou que «estas propostas constituem uma oportunidade para o desenvolvimento de toda a cadeia de valor dos lacticínios, para o qual todos estão convocados, incluindo as autoridades públicas e governamentais».

Recorde-se que, na semana passada, cerca de duas centenas de produtores de leite manifestaram-se em frente a hipermercados da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, alertando para a «situação dramática» que estão a atravessar depois do fim das quotas leiteiras.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip