Angola: empresário defende fundo para relançar Agricultura no Huambo

Agricultura em Angola

A necessidade do Governo angolano de criar um fundo específico para o relançamento da atividade agrícola no país, através da descentralização financeira da banca, foi proposta esta semana na província do Huambo, pelo empresário Domingos David.

Em declarações à Angop – Agência de Notícias Angolana, sobre a diversificação de economia nacional, Domingos David sustentou que o relançamento da agricultura é de extrema importância para o alcance dos objetivos da diversificação da economia, ao mesmo tempo que permite reduzir significativamente a taxa de desemprego.

Domingos David reconheceu que os empresários do setor agrícola, em particular os da província do Huambo, enfrentam grandes dificuldades para terem acesso aos financiamentos bancários, devido ao facto de tais instituições dependerem das suas direções, localizadas em Luanda, para aprovarem determinados projectos que carecem de financiamento.

Tendo em conta esta situação que, no seu entender, desencoraja os empresários do ramo, defendeu ser urgente a criação de um fundo específico para apoiar o relançamento da agricultura no país, dando-se primazia àquelas regiões com potencialidades agrárias.

«Estes documentos ao serem enviados para Luanda são engavetados, em muitas ocasiões, na medida em que quem os analisa não conhece o potencial do agricultor ou do operador económico que pretende ser financiado para o desenvolvimento da sua atividade e contribuir para a diversificação do processo económico do país», denunciou.

Para o empresário Domingos David, o relançamento da agricultura no país também depende da melhoria das estradas e da capacidade do mercado absorver a produtividade, evitando que os produtos continuem a degradar-se no campo por incapacidade de escoamento.

Informou ainda que a atividade agrícola envolve, fundamentalmente, a indústria transformadora e o comércio, este último setor, na visão de Domingos David, é indispensável na circulação mercantil, por se encontrar no princípio e no fim de qualquer processo produtivo.

Agronegócios/Angop 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip