Amendoal e proteção dos polinizadores em destaque na minissérie da TVI/CNN "A vida dos alimentos"

A amêndoa foi o tema do 5º episódio "A vida dos alimentos", transmitido sábado na CNN Portugal. A reportagem mostra que Portugal está na linha da frente da inovação na cultura da amêndoa, com pomares modernos e rentáveis, onde os recursos naturais água e solo são geridos de forma eficiente com o mínimo impacto no meio ambiente.

Patrícia Cotrim, diretora executiva da Nogam, explica como é mantida e incrementada a biodiversidade nos amendoais da empresa através das margens multifuncionais Operation Pollinator da Syngenta. Os polinizadores e outras espécies de insetos benéficos encontram refúgio e alimento nestes corredores verdes floridos, que são verdadeiros oásis de biodiversidade.

Neste episódio também ficamos a saber que os produtores de amêndoa encontram na Ciência um aliado para otimizar os ecossistemas agrícolas e a qualidade do produto final. A entomóloga Silvia Castro, investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, revela como são avaliados o impacto e a magnitude das margens multifuncionais Operation Pollinator na comunidade de polinizadores e os serviços que estes prestam ao amendoal na empresa Veracruz.

Promover a biodiversidade na agricultura é um dos pilares para um mundo e um sistema alimentar mais sustentáveis. A Syngenta, no âmbito do seu plano de compromissos com a agricultura sustentável "The Good Growth Plan", tem em curso há mais de uma década o programa Operation Pollinator.  

Em parceria com os agricultores, a companhia lançou sementes de biodiversidade em milhões de hectares de campos agrícolas em todo o mundo, através de margens multifuncionais que servem de refúgio e de alimento para os insetos polinizadores, contribuindo para a produção de mais e melhores alimentos, protegendo o solo e estimulando a biodiversidade. Em Portugal, várias empresas agrícolas de referência, como a Nogam e a Veracruz, aderiram ao Operation Pollinator, porque tal como a Syngenta acreditam no poder da aliança entre agricultura e biodiversidade.

“Acreditamos em estabelecer parcerias para maximizar o impacto rumo a um sistema alimentar cada vez mais sustentável, e sabemos ser imprescindível comunicar com os consumidores sobre a forma como se produzem os alimentos, em Portugal e na Europa, com a máxima segurança e o mínimo impacto nos ecossistemas”, afirma Felisbela Torres de Campos, Head of Regulatory & Business Sustainability na Syngenta em Portugal, a propósito da parceria da companhia com o programa "A vida dos alimentos", coproduzido pela CAP-Confederação dos Agricultores de Portugal.

Assista aqui ao 5º episódio "A vida dos alimentos" aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip