Ameaças comuns de segurança cibernética para pequenas empresas e como se proteger contra elas

Pequenas empresas são os alvos favoritos de criminosos cibernéticos. Isso acontece porque são justamente esses negócios que não têm recursos para se proteger. Uma empresa grande vai investir pesado em segurança da informação.

Mas note que mesmo as empresas grandes podem ser vítimas de crimes cibernéticos. O Twitter, uma empresa bilionária, foi vítima de criminosos virtuais faz alguns anos. Então, se uma companhia enorme como o Twitter pode ser vítima de crimes virtuais, qual a chance dos pequenos negócios?

Felizmente, o cenário não é tão assustador quanto parece. Ao conhecer os principais perigos, é bem mais fácil se proteger. Por isso, a seguir, vamos apresentar quais são as ameaças mais comuns para as empresas pequenas e o que você pode fazer a respeito.

Senhas fracas

Em alguns casos, problemas internos possibilitam ameaças externas. Este é o caso das senhas fracas. Muitas pessoas ainda usam nome de parentes, datas de nascimento, o nome do cachorro e etc. como senha. Não é nem preciso dizer que isso pode ser desastroso em um ambiente empresarial.

Alguns sistemas obrigam o usuário a criar senhas fortes e usar a verificação em duas etapas. É um bom exemplo a ser seguido. Evite usar senhas que podem ser adivinhadas. Crie senhas aleatórias, combinações de caracteres especiais, letras e números.

É claro, muita gente odeia gravar senhas. As senhas fortes são as mais difíceis de adivinhar. Por isso recomendamos que você instale o gerenciador de senhas como uma extensão do Chrome ou um software parecido. Ele vai salvar todas as suas senhas em um só lugar. Seu trabalho vai ser lembrar da senha do gerenciador.

Pessoal despreparado

O fator humano é um dos maiores problemas de segurança da informação que existe. Os desenvolvedores de software podem criar os melhores sistemas do mundo, mas a falha humana pode colocar tudo a perder. 

É mais fácil para um criminoso enganar uma pessoa do que invadir um sistema sofisticado. Por isso você deve investir em treinamento adequado. No melhor cenário possível você vai ter um profissional da área de segurança da informação dentro da sua empresa ajudando os funcionários.

Mas é claro, isso pode custar muito para pequenos negócios. A alternativa mais barata é se manter atualizado através de material gratuito. O Youtube, por exemplo, está repleto de dicas e tutoriais sobre segurança da informação.

Compartilhe essas informações em grupos de WhatsApp, linhas de transmissão e outros meios de comunicação que a sua empresa usa.

Phishing

Lembra-se do que mencionamos no tópico anterior? É mais fácil enganar pessoas do que invadir sistemas. Por isso o phishing é um crime tão popular. Em termos práticos, o phishing é a coleta de informações com o objetivo de tirar vantagem. 

Por exemplo, um criminoso pode criar um website falso que parece com o website de um banco. Ele envia o endereço deste website por e-mail para a vítima e pede para que algumas informações sejam confirmadas. Uma pessoa desavisada vai cooperar sem pensar duas vezes.

A melhor forma de se proteger conta o phishing é através de treinamento apropriado. Ensine a sua empresa a identificar fraudes e outros golpes online.

Negligência do setor de segurança da informação

A maioria das pequenas empresas não tem um setor de segurança da informação. Em alguns casos, não há sequer um setor de informática e essas necessidades são de responsabilidade de uma empresa terceirizada que faz o serviço e vai embora.

Ter um setor de segurança da informação, ou pelo menos um profissional da área da sua empresa, é a melhor forma de se proteger. Um bom profissional vai cuidar das suas necessidades de segurança.

Note que um profissional de TI e um de segurança da informação não são a mesma coisa. O cara que criou o website da sua empresa nem sempre vai estar a par das melhores práticas de segurança na web.

Empresas grandes tem departamentos enormes de segurança da informação. Tente seguir o exemplo delas o máximo que puder.

Considerações finais

Bom, esses foram alguns dos principais problemas que as empresas pequenas enfrentam em termos de segurança da informação. Alguns deles são fáceis de resolver, outros nem tanto. O importante é se manter atualizado pois os crimes virtuais vão ficando cada vez mais sofisticados.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip