Álvaro Amaro critica programa de promoção agroalimentar para 2021

Eurodeputado dececionado com orientação da Comissão Europeia que destina metade do financiamento à promoção de biológicos.

Álvaro Amaro

O diretor-geral da Direção-Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural apresentou o programa de trabalho de 2021 relativo à política de promoção dos produtos agroalimentares da UE, que destina metade do financiamento disponível à promoção de produtos biológicos, facto «incompreensível» para Álvaro Amaro, num «ano determinante para contrariar esta crise».

Para o Membro Permanente da Comissão da Agricultura, o tratamento preferencial dos produtos biológicos em detrimento da restante produção agroalimentar «não surpreende, mas ofende». É sabido que a Comissão Europeia - e o Pacto Ecológico Europeu - visam aumentar a quota de mercado dos produtos biológicos. Contudo, não se compreende que, para atingir o desiderato, se desconsiderem «os milhares de pequenos e médios agricultores inscritos em regimes de qualidade» que, em razão da atual crise, acusam perdas de rendimento dramáticas.

O social-democrata, no Parlamento Europeu, considera ainda que «é preciso apresentar mais e melhores medidas de apoio ao setor do vinho, no âmbito do combate à crise». «Com esta obstinação ideológica, a Comissão Europeia está a desperdiçar uma oportunidade vital para ajudar os agricultores da União Europeia a escoar a produção que está a ser destruída ou armazenada até que se estrague», termina.

O programa apresentado a pedido da Comissão da Agricultura e Desenvolvimento rural prevê apoios para a promoção nos mercados interno e externo na ordem dos 174 milhões de euros.

Para 2021, a Comissão Europeia vincula metade do orçamento à promoção de produtos biológicos, à promoção da valorização da sustentabilidade ambiental da agricultura europeia e à promoção do consumo de frutas e legumes no contexto de dietas equilibradas e saudáveis. De acordo com o diretor-geral, isto deve-se ao alinhamento desta política com os objetivos inscritos no Pacto Ecológico Europeu.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip