Alqueva: Governo admite recorrer ao Plano Junker para financiar regadio

Segundo o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, o Plano Juncker é uma das possibilidades que está a ser estudada para financiar os 45 mil hectares de regadio no Alqueva, que pretende executar até 2020.

alqueva

O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, conhecido como ‘Plano Juncker’, pretende mobilizar 315 mil milhões de euros de investimento público e privado nos próximos três anos, pagando projectos que não consigam recorrer aos atuais fundos nem financiar-se no mercado.

Capoulas Santos, que aproveitou para lamentar a herança muito pesada da sua antecessora na pasta, Assunção Cristas, nesta matéria, explicou que a margem de manobra existente no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020) é insuficiente para fazer face ao custo da obra, estimado em 150 a 160 milhões de euros.

Adiantou, ainda, que o PDR tinha previsto para regadio 365 milhões de euros até 2020. Neste momento, estão comprometidos mais de 300 milhões, pelo que a margem de manobra face ao compromisso assumido é da ordem dos 55 milhões de euros, não sendo possível fazer mais nada.

O Sistema Global de Rega do Alqueva previa, inicialmente, um total de 120 mil hectares, que deverão estar concluídos e operacionais na campanha de rega deste ano.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip