Alimentos biológicos e sustentáveis aumentam as vendas perante a crise de Covid-19

A pandemia da Covid-19 levou a um aumento na procura por alimentos biológicos e sustentáveis, afirma a Ecovia Intelligence. A tendência é internacional, com várias empresas a darem conhecimento de que estão a vender mais do que anteriormente.

alimentos biológicos e sustentáveis aumento da procura covid-19

De acordo com a empresa de pesquisa, a procura por alimentos biológicos e sustentáveis está a aumentar pois os consumidores estão a procurar opções mais saudáveis para aumentar a sua imunidade.

Os retalhistas por todo o mundo experienciaram um aumento nas vendas de produtos biológicos, com o maior crescimento de vendas relatado nos retalhistas online. No Reino Unido, as caixas de entrega de alimentos biológicos têm sido popularesdurante o surto de coronavírus. A Abel & Cole registou um aumento de 25% nos pedidos de vendas e teve que parar de receber novos clientes. A Riverford Organic Farmers também relatou uma maré de nova procura e limitou o número de novos clientes que atenderá.

Enquanto isso, a "procura sem precedentes" no Whole Foods Market, com sede nos EUA, o maior retalhista de alimentos naturais do mundo, fez com que a empresa limitasse o seu número de clientes de compras online. A Nourish Organic, uma retalhista online indiana, também contou à agência que as vendas aumentaram 30% em março.

As mercearias também se beneficiaram da crescente procura por produtos biológicos. Os clientes existentes não apenas gastam mais, mas também atraem novos compradores, afirma a Ecovia Intelligence. Na França, algumas lojas de alimentos biológicos registaram um aumento de vendas de mais de 40%. Portugal segue a tendência internacional, com os produtores de alimentos biológicos a relatarem que a procura tem sido inimaginável. 

"A Covid-19 está a aumentar a conscientização do consumidor sobre a relação entre a nutrição e a saúde. Os consumidores estão a comprar mais alimentos orgânicos e saudáveis ​​enquanto procuram aumentar asua imunidade pessoal", é possível ler-se no relatório. A Ecovia Intelligence prevê que as vendas globais de produtos biológicos, que atingiram cerca de 93 biliões de euros em 2018, possam ultrapassar os 138 biliões de euros nos próximos cinco anos, isto devido à maneira como o surto de Covid-19 impulsionou o mercado.

Embora a procura crescente seja uma boa notícia para os retalhistas, o bloqueio está a causar problemas na cadeia global. Por exemplo, a Índia fornece à Europa e à América do Norte chá biológico, ervas, especiarias e ingredientes relacionados, mas as medidas de emergência interromperam o processamento e as exportações de alimentos em março.

Apesar destas pressões, a procura por alimentos biológicos e sustentáveis ​​deve continuar forte, mesmo depois que os temores da saúde do consumidor diminuírem, como aconteceu após as crises anteriores de alimentos e saúde, como o surto de SARS.

FONTE: Speciality Food Magazine

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip