Alimentação animal: previsão pessimista no mercado da UE para 2016

O ano de 1016 poderá não ser um bom ano para o setor comunitário da alimentação animal, de acordo com a previsão pessimista da Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos Compostos.

animal

Prevê-se que continue a aumentar a procura de rações para aves, mas em menor medida que em 2015, estimando-se uma importante queda na procura de rações para porcos, entre dois a três por cento, devido à menor produção de carne de porco esperada na União Europeia (UE).

Além disso, as condições meteorológicas foram favoráveis para a produção de forragem no norte da Europa, pelo que a procura de rações para gado bovino poderá diminuir um por cento em 2016.

O conjunto destes fatores conduz a que no ano corrente a produção de rações compostos reduza em 0,5 por cento em comparação a 2015.

No entanto, estas previsões podem ser afetadas por diversos factores como, por exemplo, o El Niño no hemisfério sul que pode ter influência na evolução do mercado global, o risco de défice de chuva no sul da Europa ou as ameaças de doenças, como a gripe das aves, língua azul ou a peste suína africana.

As negociações com a Rússia nas questões sanitárias, caso terminem de forma positiva, pode reativar as exportações de certos produtos de porco para a Rússia e aliviar a pressão no mercado da carne de porco.

O preço das rações seguem em baixa desde 2013 e com a boa colheita em 2015 de cereais e oleaginosas espera-se que esta tendência se mantenha no início de 2016, segundo a estimativa da Federação Europeia de Fabricantes de Alimentos Compostos (FEFAC). Contudo, há que aguardar o impacto da seca na colheita de soja de 2016 no nordeste do Brasil.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip