Algarve debateu oportunidades do setor agrícola na região

Decorreu no dia 22 de junho em Loulé, no Auditório da Associação Empresarial da Região Algarve (NERA), a conferência intitulada “Setor Agrícola no Algarve – reforçar dinamismos e explorar oportunidades”.

Organizada pelo NERA, contou com a colaboração da Universidade do Algarve, Direção Regional de Agricultura e Pescas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e Associação de Municípios (AMAL).

O encontro, idealizado por Vítor Neto, presidente do NERA, teve como objetivo despertar para os desafios que se colocam a Portugal face às alterações do quadro de funcionamento da economia mundial, advindas da instabilidade da presidência de Donald Trump, nos Estados Unidos da América e da grande fragilidade da União Europeia e dos seus líderes, com desfechos imprevisíveis para o mundo que conhecemos.

Assim defende Vítor Neto a tese que é prioritário, do ponto de vista de desenvolvimento para Portugal e dentro do quadro europeu, traçar uma estratégia própria, que contemple a recuperação, reconstrução e o reforço da nossa base produtiva, com visão de futuro, olhando para os nossos recursos endógenos, experiência e sabedoria. Sustentando que só assim será mais fácil superar uma tempestade que parece avizinhar-se, de consequências incalculáveis.

No caso concreto do Algarve defende igualmente uma estratégia assente na inovação, corrigindo o desequilíbrio da economia regional, afirmando que a região não tem turismo a mais, mas sim todos os outros setores a menos, principalmente o primário, ou não tivesse o Algarve tido um importante papel neste setor no passado.

Consolidar o turismo na região pressupõe, na sua opinião, fortalecer a estrutura económica global, conferindo-lhe consistência e robustez, alargar a base produtiva a outros setores, numa perspetiva competitiva e de futuro. 

Fonte: Terra Ruiva 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip