Aprovado investimento de €1,1 milhões para dois novos projetos no Alentejo
Foi aprovado no âmbito do programa Alentejo 2020 um investimento global acima de 1,1 milhões de euros a ser distribuídos por dois novos projetos no Alentejo: Alentejo Azul e Startup LABWARE.
Texto: Ana Catarina Monteiro
Os dois novos projetos para a região do Alentejo são promovidos pela Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que revelou esta semana a aprovação do investimento, segundo o Dinheiro Vivo.
O projeto Alentejo Azul – Programa de Empreendedorismo e Inovação do Mar e Recursos Hídricos tem por objetivo “estimular a atuação na temática do mar e dos recursos hídricos”, através de um “programa de criação de novas empresas e apoio à inovação empresarial no setor”.
Por sua vez, a Startup LABWARE visa “apoiar iniciativas de empreendedorismo de alta intensidade tecnológica focada na temática das cidades inteligentes” e “sejam desenvolvidas a partir da região Alentejo com impacto direto na gestão e necessidades emergentes do ambiente de cidade”.
De acordo com a ADRAL, “através da utilização de competências e recursos humanos locais, associados a infraestruturas de computação locais e centros de investigação da rede académica, pretende-se potenciar as cidades do Alentejo como pontos de concentração de programadores e engenheiros, sociólogos e economistas no desenvolvimento de modelos de base tecnológica e soluções aplicadas ao ambiente urbano em que vivemos”.
O financiamento aprovado surge no âmbito do sistema de apoio a ações coletivas (SIAC). Dos mais de 1,1 milhões de euros dispensados, perto de 903 mil euros vão ser assegurados por fundos comunitários, através do programa Alentejo 2020, de acordo com a mesma fonte.
Ambos os projetos envolvem ainda outros “parceiros estratégicos da região”, entre eles o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), o Sines Tecnopolo e a DECSIS – Sistemas de Informação.