Alemanha é o quinto maior comprador de frutas e legumes portugueses

Portugal Fresh leva 41 empresas e organizações à Fruit Logistica em Berlim.

pera

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores vai participar pelo 8º ano consecutivo na Fruit Logistica, a maior feira do mundo dedicada às frutas e legumes, que decorre entre 7 e 9 de fevereiro em Berlim.

No total, 41 empresas, associações e parceiros vão mostrar aos 76 mil visitantes o que de melhor se produz em Portugal.

Com 82 milhões de habitantes, a Alemanha é o maior e mais importante mercado da União Europeia.

Nos últimos anos, tem-se assumido como um destino estratégico das frutas e legumes nacionais passando, a partir de 2015, de 9º para 5º principal cliente.

Este crescimento é fruto da estratégia de promoção conjunta do setor e de parcerias entre empresas, que tornaram possível a presença dos produtos portugueses nos supermercados alemães.

Entre janeiro e novembro de 2017, as exportações para a Alemanha ultrapassaram os 89 milhões de euros, o que equivale a um aumento de 14% em comparação com o mesmo período de 2016.

Em termos globais, as exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 16% nos primeiros 11 meses de 2017, face ao período homólogo de 2016, somando agora 1366 milhões de euros.

O principal destino é Espanha, seguido de França, Reino Unido e Holanda.

A Portugal Fresh tem como objetivo chegar aos 2000 milhões de euros de exportações em 2020 e a participação nas maiores feiras internacionais faz parte dessa estratégia de promoção externa. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip